segunda-feira, janeiro 23, 2006


CAVACO,PORTUGAL A SEUS PÉS....o meu comentário


Em primeiro lugar, gostaria de felicitar o Prof Aníbal Cavaco Silva pela sua eleição como Presidente da República.Fê-lo com todo o mérito.Pessoalmente sinto-me altamente satisfeito por este desenrolar.Cavaco é o 1º Presidente da República a ser eleito na 1ªvolta contra 5 adversários...enfim, mais um facto para a história.E porque tal aconteceu?Porque sem dúvida Cavaco era o melhor, um homem em que os portugueses confiam, um político "à antiga".Ganhou PORTUGAL, estou certo.

De salientar o facto da abstenção ter baixado, ficando na casa dos 37 e tal %

Confesso que por volta das 18h, via sede nacional de Cavaco Silva já sabia que ele seria eleito à 1ªvolta.Para surpresa minha diziam-me que Mario Soares seria o grande derrotado desta noite...depois foi ver para querer.Às 19h tudo se confirmou, e já era dado adquirido que Cavaco rumava a Belém.No directo que se faziam nas sedes, via-se uma grande festa na sede de Cavaco, uma alegria contida na sede de Alegre e um ar de frustração e estupefacção na sede de Soares

As primeiras reacções, como manda a regra, foram contidas.A não ser na sede de Soares onde já se ouviam as primeiras "bocas" para o Poeta.Alegre afinal tinha toda a razão quando disse que seria o melhor candidato para "tentar" derrotar Cavaco.Hoje ainda não consigo perceber o que fez Soares avançar...ele foi hoje humilhado, e sai de cena pela "porta dos fundos".Alegre mostra a partir de hoje uma "força" inesperada.Veremos o que irá acontecer...

Muitos comentadores consideram Jose Socrates um dos grandes derrotados desta noite.Eu cá acho que não, apesar de parecer.Sempre disse àqueles que me são mais próximos que Sócrates ao patrocinar o "lançamento de Soares para a fogueira", teria como um dos objectivos, acabar com o mito Soares, o chamado Soarismo dentro do PS.Por outro lado, com o lançamento de Alegre para esta corrida, foi juntar o "útil ao agradável"...perderam os 2, perdeu a oposição interna que ele tem dentro do PS.Como se diz, Sócrates "limpou a casa".Há muitas teses em relação a este tema, mas ninguém me tira da cabeça a minha.Veremos o que faz Alegre com este novo protagonismo...estou curioso.Um grande "senão" de Sócrates foi ter falado em conferência de imprensa, no preciso momento em que Alegre falava aos portugueses.Uma atitude de falta de sentido democrático, mas que ainda mais reforça a minha posição

No confronto mais à esquerda, venceu claramente sem surpresas Jerónimo de Sousa.Louçã terá que começar a rever as suas teses, o seu discurso.No início teve algum impacto, mas à uns tempos para cá, tem perdido cada vez mais força...mas alguém tinha dúvidas?eu não.Uma palavra para Garcia Pereira, teve 23650 pessoas do seu lado.

Terminado o combate, vem aí o futuro.Dia 9 de Março, Cavaco Silva tomará posse em Belém.Estou convicto, que fará,com Socrates, uma boa dupla para Portugal.Cavaco tem sentido de Estado, sabe o que é governar com maioria absoluta no parlamento, e nesse campo poderá "ajudar" Sócrates no desenrolar das suas políticas.Acima de tudo, que este governo termine o seu mandato no final do mesmo, em nome da estabilidade,que este país tanto precisa.Eleições, se não acontecer nada de inesperado, só daqui a 3anos e meio, esperemos que assim o seja

Noite eleitoral:

GRANDE VENCEDOR-Prof Cavaco Silva
VENCEDOR-José Sócrates

GRANDES DERROTADOS-Mário Soares e Francisco Louçâ
DERROTADOS-Manuel Alegre e Jerónimo de Sousa

COMENTÁRIO FINAL-Cavaco é "grande" venceu todos os distritos de Portugal, à expecção de Beja onde foi batido por escassas décima por Jerónimo.Venceu todas as capitais de distrito.Pela 3ª vez,num total de 4, em que foi a votos,Cavaco obteve mais de 50%´, o que é "obra".
Soares sai "por baixo"...as pessoas têm memória curta, e muitos dos jovens de hoje vao se lembrar dele por esta humilhante derrota.Já lá vão os tempos de "Soares é fixe"....sai de maneira pobre, mas só ele se pode responsabilizar por isso, já que foi ele quem "cavou o buraco" onde hoje acabou por cair aos 81anos.Soares merecia, que o próprio, tivesse feito bem mais por Si.É triste sair assim

Parabéns Professor Cavaco Silva, parabéns PORTUGAL

Sem comentários: