domingo, janeiro 28, 2007


SEM DESCARAMENTO...



Ontem no Estádio Magalhães pessoa assistiu-se ao chamado, na gíria, "roubo de igreja" como principais protagonistas o Sr Elmano Santos e o seu assistente, Sergio Lacroix (as devidas fotos no post anterior).Como era bastante previsível, tinha que se fazer o FCPorto perder pontos, pois o campeonato não podia acabar já, há bilhetes para vender, há arbitros para sustentar, há kits para oferecer. Já na Madeira algo tinha sido tentado, mas não conseguido. Mas ontem foi "sem descaramento"


"O FC Porto perdeu pela segunda vez esta temporada e os seus dirigentes não gostaram da actuação do árbitro Elmano Santos, a quem acusaram de ter prejudicado a equipa em três lances capitais do jogo, nomeadamente a expulsão de Quaresma perto do intervalo e ao não assinalar duas grandes penalidades. Os portistas estranharam a nomeação do juiz madeirense pela terceira vez esta temporada e recordaram que foi o mesmo auxiliar [Sérgio Lacroix] quem tinha expulsado Quaresma na temporada de 2004/05, num lance semelhante. Ao lado de Pinto da Costa, o administrador da SAD portista, Reinado Teles, não conteve a indignação perante os factos ocorridos no Municipal de Leiria e, a O JOGO, exigiu medidas imediatas de quem está no poder. "Ganhar ou perder faz parte do futebol, mas só queria duas coisas: que mandassem os peritos de arbitragem analisar esta actuação, nomeadamente a expulsão do Quaresma e os dois penáltis, tanto a mão do Renato como a carga sobre o Postiga, para depois fazerem o que entenderem com o que aqui se passou; e que investiguem o critério da nomeação deste árbitro", começou por dizer o braço direito de Pinto da Costa. E depois explicou o motivos deste pedido: "Estamos a meio do campeonato e este árbitro fez apenas seis jogos, três dos quais do FC Porto enquanto há árbitros internacionais que não apitam um único jogo nosso. Nesta jornada, por exemplo, os três primeiros jogam fora e dois têm internacionais e o FC Porto tem, pela terceira vez, este senhor e este árbitro auxiliar que já expulsou o Quaresma da mesma maneira num jogo em que o FC Porto hipotecou as esperanças de vencer um título em Moreira de Cónegos. Não faço mais comentários, só peço que investiguem o critério de nomeação", sublinhou. Reinaldo Teles mostrou-se particularmente irritado com Sérgio Lacroix - que indicou a expulsão de Quaresma - por ter alertado para a situação antes do encontro. "Na reunião que tive, e perante a presença dos delegados, disse que esperava que o senhor Lacroix não viesse fazer o mesmo que fez em Moreira de Cónegos. Foi coincidência ou não? Não sei, mas a verdade é que aconteceu", recordou."


Quem não se lembra desse escândalo em Moreira de Conegos, e o ainda pior jogo na Amoreira, com este arbitro auxiliar a ROUBAR DESCARADAMENTE. E o jogo desta época Porto-Boavista...eu lembro-me bem do penálti escandaloso sobre o Quaresma não assinalado, e a agressão do Linz também sobre o Quaresma. Um dos jogos que está indiciado no famoso Apito Dourado , e do Benfica-Boavista de 18 de Janeiro de 2004, apitado também por este senhor...resultado:"foi ganha pelos encarnados, por 3-2, e os axadrezados terminaram reduzidos a nove elementos, face às expulsões de Rui Óscar e Martelinho." in DN


Petit na 2ª jornada, encostou a cabeça no árbitro e disse lhe a alto e a bom som, para todo o Poortugal ver, "...es um filha da..."-isto valeu 2 jogos de castigo

Nuno Gomes depois de já ter sido expulso também na 2a jornada, voltou a sê-lo em Alvalade, depois uma entrada "a matar" sobre Moutinho tendo sido expulso directamente -por já ser reincidente (2 vermelho) a Comissão Disciplinar da Liga ofereceu-lhe um jogo de castigo, jogo esse que por acaso o Benfica empatou na Figueira...e agora ao Quaresma?perante isto SEJAM COERENTES!


SÃO COINCIDÊNCIAS A MAIS...


Faço minhas as palavras do Hélton "isto foi uma vergonha...e contra tudo e contra todos, seremos campeões"

4 comentários:

Anónimo disse...

Até ao fim da 1ª parte, tempo ainda para entrar em cena o ‘insuspeito’ Elmano com miopia total e completa em 2 lances que poderiam ter tornado a história do jogo completamente diferente… no 1º lance, fechou os olhos ‘à carícia’ do Marcos António às pernas de Postiga… no 2º lance, piscou os olhos ao defesa Renato, como que a dizer não ter visto a defesa da bola com a ‘mãozinha marota’… nessa altura, se dúvidas ainda tinha, elas ficaram-me completamente dissipadas… o ‘insuspeito’ Elmano sabia bem ao que vinha e com que intenções.Estávamos então neste ‘roubo à mão armada’, quando mesmo em cima do intervalo, numa disputa de bola, Ricardo Quaresma tem mais uma daquelas suas atitudes do mais estúpidas e parvas que lhe reconheço, ao nível da sua qualidade técnica, mas que pensava já irradiadas da sua cabeça há muito tempo e faz o melhor favor que alguma vez poderia ter feito ao ‘insuspeito’ Elmano; dar-lhe razões para o colocar no balneário… estúpido Quaresma! estúpido Quaresma!! Chega o fim da 1ª parte, com o FC Porto com mais oportunidades de golo, bolas ao poste, 2 penalties ‘escamoteados’ e um jogador expulso.Até ao final do jogo, assistiu-se apenas ao desespero, e pensei que a determinada altura, ao descontrolo total por parte de alguns dos nossos jogadores, o que admito, ainda bem que não chegou a acontecer, caso contrário, o ‘insuspeito’ Elmano esfregaria as mãos de felicidade para poder fechar o ‘trabalhinho’.
PS - Elucidativa a 'gaguez embriagada' do comentador da Sportv a tentar esconder o sol com a peneira no lance das grandes penalidades... parecia o Orelhas com os seus tipicos 'hummm, hummm' que nada dizem, nada esclarecem... era o Rui Águas a tentar num e noutro lance confirmar as nossas razões de queixa da arbitragem, e o tal da 'gaguez embriagada' como que a mandá-lo calar por gestos... elucidativo!! Cada vez mais me convenço que esta 'merda de país infestada de invejosos', está a saque, a saque literal. Está na hora de lhes fazermos «guerra» sem medo, sem tréguas e sem piedade; não vão a bem, vão 'ao pontapé e a estalo'. Que 'filha da putice' nesta Sportv 'vermelha', côr de merda quando foge!!

Anónimo disse...

a expulsão do quaresma e mais que justa...ele tenta um "chega para la" na cara do Tixier enquanto o finta e claro o Tixier assim que e tocado atira-se o chao... falta e cartão em qualquer lado

Anónimo disse...

"Esplendor do sistema ou o terror arbitrário
“Elmano Santos é um medíocre. Não percebo, mais uma vez, que não se respeite uma regra básica que estava instituída, a de que nos jogos a envolver os três primeiros da tabela estivessem só árbitros internacionais. Estes não só ganham mais, têm até direito a percentagem maior do patrocínio da Era que ostentam nas camisolas (mangas), como devem ser mais responsabilizados se falharem (o que é costume). Se mandam estes ratos de porão e algo correr mal, fica a desculpa de terem um estatuto menor e lá se questionará a razão de Vítor Pereira não nomear internacionais para os jogos que envolvam os primeiros.

Bom, o Elmano não só fez a triste figura de expulsar injustamente o Lucho [Porto-Leiria], como no recente Porto-Boavista permitiu tudo, tudo, tudo aos caceteiros do Bessa. A sua permissividade com o jogo violento, de resto, manifesta-se em cada jogo do FC Porto quando os visados são os dragões. Se um portista fizer metade das faltas que um "encartado" caceteiro faz com a complacência de um árbitro medíocre, então havia amarelo e porventura vermelho.

Aliás, na esteira deste Elmano execrável, Hélio Santos é a mesma coisa. Eu chamo-lhes os assassinos sorridentes. Sorriem muito, mas enganam mais ainda.

Nem de propósito, Hélio Santos e Elmano Santos apitam os jogos da dobragem do campeonato. O primeiro esteve nas Aves a permitir o jogo violento dos locais que se viu (poupou três expulsões), o segundo já o vimos no Porto-Boavista de Novembro.

Eu tenho sempre muito medo da viragem do campeonato, especialmente quando o Porto joga fora duas vezes seguidas como vem sucedendo há muito tempo (azar?). É que, a par do calendário, há árbitros enganadores que podem deitar tudo a perder. Os dois que citei, nestas duas jornadas com Aves e Leiria, são os melhores exemplos.

Confio, porém, que a capacidade da equipa supere o adversário, o árbitro e as adversidades que qualquer jogo pode ter”.



Deixei este comentário no lançamento do jogo feito pelo Zirtaev.
...................................
Confirmados os receios, conferida a perplexidade pela reflexão pós-jogo de Jesualdo Ferreira sobre as nomeações, de critério tão díspar quanto a aplicação de normas disciplinares, o que fica além da derrota de Leiria que de forma alguma o FC Porto, à falta de melhor pontaria e falta de sorte, podia evitar?

Para já, a expectativa de ver em que resulta a diligência da SAD portista junto da CA da Liga, em princípio amanhã. E, ainda amanhã, a ver que castigo sai a Quaresma, já com um rol de sombras sobre os juízos da nova CD que não tranquilizam ninguém em termos de se advogar um mundo novo e isento em matéria disciplinar.

Harry Potter e Terrier, o rei feito bobo

Quaresma, de novo o melhor jogador da Liga até ao momento, escapou por pouco de paragem maior que duas semanas quando foi abalroado na 1ª jornada pelo “terrier” que agora teatralizou uma “alegada-simulação-de-tentativa-de-agressão”.
Em Outubro foi Anderson posto fora de acção por um mínimo de quatro meses. Mais uma entrada à margem das leis (nem falta, nem cartão, nem reparo, nem sumário…) que os árbitros internacionais, Duarte Gomes e Lucílio Baptista, respectivamente, mantiveram nos limites legais para não agirem contra os agressores e não protegerem os artistas; mas também a não darem um ar de seriedade (e equidade de tratamento de jogadores e equipas diversas) ao seu trabalho a que juntam, assim, razões de contestação à sua isenção e grandes suspeitas sobre a idoneidade que o estatuto lhes impõe.

Escapou, o Harry Potter, jogo a jogo, a agressões bárbaras (Linz), sem evitar patadas e abalroamentos. Alegrou o pobre campeonato com a sua técnica simplex de montar uma empresa na hora, inventar uma jogada no momento. Voltou aos golos brilhantes (Benfica). Tornou-se decisivo e desequilibrador quando entrou nos eixos depois de sofrer dos queixos logo na abertura…

Agora, Quaresma arrisca de 1 a 4 jogos de suspensão enquanto a horda dos agressores continua impune por aí. De rei do futebol pode tornar-se o bobo para a corte se rir com um castigo iminente. E o seu exemplo de virtuoso pode transformar-se num exemplo justiceiro para gáudio da plebe.

Lição (que já devia ter sido adquirida)

Os antecedentes de Elmano Santos e Sérgio Lacroix contra o FC Porto são já conhecidos. Até o seu envolvimento, de alguma forma, no famigerado Apito Dourado. Aos adversários permitem tudo, vide Lacroix auxiliar em Setúbal e o próprio Elmano no derby portuense. Canelas portistas a prémio com a contemporização dos árbitros.

Se daqui nada podemos esperar, nem justiça sequer na secretaria e menos ainda na Imprensa, os jogadores campeões nacionais e o treinador que queira sê-lo só podem, doravante, desconfiar e jogar para não acertarem nos postes e superarem, como é marca portista, não só os adversários mas também, e cada vez mais, arbitragens que podiam esconder melhor que são indiferentes ao tratamento abrasivo dos adversários aos jogadores de dragão ao peito sem perdoarem alguma entrada mais ríspida que Pepe, Bruno Alves ou Paulo Assunção porventura tenham.
Um internacional na Choupana… e dois penáltis por marcar

Porque, além dos antecedentes “criminosos” citados, acabará por não haver distinção, nos jogos do FC Porto, entre árbitros com insígnias FIFA e os da “vala comum”.

Dos últimos quatro jogos da Liga, só Paulo Costa é internacional e apitou um jogo do FC Porto, no Nacional da Madeira. Pois com ou sem insígnias, tal como Elmano na 6ª feira, Paulo Costa também negou na Choupana dois penáltis ao FC Porto que lutou, mais uma vez contra tudo e todos (até a azia de Carlos Brito, além da rispidez costumeira dos alvi-negros nunca reprimida), para vencer no último minuto. E já ninguém se lembra disso porque o FC Porto venceu.

E se já demonstrámos que o FC Porto tem menos penáltis assinalados a seu favor nos últimos 11 anos (a que podemos juntar já a corrente época) é por estes e muitos mais maus exemplos. E revela-se a verdade, também, de só as vitórias portistas não permitirem mais ruído sobre arbitragens ruinosas, tal o sentido prejudicial que as orientam e obrigam os portistas a correrem mais e serem melhores para vencerem.

Apitos, ambientes e arbitrariedades

Não creio -- mas deixo à vossa consideração --, apesar da restauração do ambiente circense ao ritmo de um Apito Avermelhado que foi eficaz na época do terror arbitrário de 2004-2005, que o recomeço das festividades judiciais à volta do FC Porto justifiquem isto.

Porque nem acredito que os dois penaltis negados por Paulo Costa na Choupana, antes do novo fôlego do Apito Avermelhado, fossem fruto de um acto premonitório.

Premeditado sim, porque a cegueira de julgamento, se retrata alguém investido da função de juiz, já ultrapassou a marca da indecência na classe arbitral.

O sistema, simplesmente, é que é o mesmo e visa, só, prejudicar o FC Porto"

POR:Crónicas do Zé Luís EM PORTISTADEBANCADA.BLOGSPOT.COM

Anónimo disse...

Concordo com o Helton, foi uma vergonha!Mas não foi daquelas inesperadas, pois a primeiroa tentativa tinha sido no Dragão contra o Boavista e a segunda na Madeira contra o Nacional.
Apesar de tudo estou confiante e acho que este roubo de igreja nos vai fortalecer.
E é de esperar que se passe o mesmo que em 2004/2005, com botas emprestadas, penáltis fabricados em quase todas as jornadas, sumaríssimos e coisas que tais....
Em Abril...Aliados!!!