quarta-feira, março 07, 2007


ORGULHOSO!!!



Orgulho é aquilo que sinto em relação à minha equipa. Por esse mundo fora voltámos a ser falados e pela positiva. O prestígio constroi-se e por mais que doa a muita gente , o Porto é a equipa portuguesa mais temida e mais conceituada em todo o mundo, na actualidade. O mesmo adquire-se pelas vitórias alcançadas, também pelas exibições como a de ontem.


Tenho que assumir que quando, por volta das 19h, vi qual era o nosso 11 fiquei completamente descrente. A entrada de Ricardo Costa fez me relembrar a maneira como perdemos, em Londres também, em Setembro contra o Arsenal. Quando o Prof Jesualdo errou nesse jogo critiquei-o, mas agora tenho que o saudar, esteve muito bem. Estudou muito bem este 4-4-2 losango do Chelsea, surpreendendo mesmo o "Special One". Como é sua imagem de marca, não o pode assumir, mas Ricardo Carvalho disse tudo "ficamos algo surpreendidos com a estratégia do Porto". Enfim, Mourinho no seu melhor.


A 1ªparte foi sublime. Coesão defensiva fantástica, meio-campo enorme, e o ataque quando chamado sempre perigoso. O Porto conseguiu algo que muito poucos conseguiram: em 3 anos, nos 4 jogos contra os multi-milionários de Londres, marcou sempre. Aquela jogada do 1ºgolo é um hino ao futebol, sendo raras as equipas que conseguiram ou conseguirão fazê-lo ao Chelsea. E Quaresma mereceu finalizar esta grande jogada. Ele que por mero azar, "enfiou" aquela trivela na barra no jogo do Dragão (seria um dos melhores golos da história da competição), tendo por duas vezes também o feito frente ao Arsenal. Por mais que reze para que não saia no final da época, acho que o "Harry Potter" merece mais jogos como estes, algo que não acontece em Portugal. Espero que ele permaneça de azul e branco, mas tenho a consciência que neste momento é dos jogadores mais cobiçados do planeta. Para mim, Paulo Assunção o homem do jogo. Inacreditável a forma como actuou, com uma calma impressionante, zero erros, abafou completamente todo aquele meio campo, enquanto Lucho teve pernas. Fez lembrar o Makelele de outros tempos. Muitas vezes passa despercebido, mas a sua importância é crucial. Foi um daqueles jogadores, que pelos dois jogos que fez contra o Chelsea, viu o valor do seu passe ser duplicado, triplicado.Enfim, notável...Outros foram confirmações: Pepe é dos melhores centrais da actualidade do futebol europeu, tendo merecido os elogios feitos por Didier Drogba, o melhor ponta de lança da actualidade. Fez mais um grande jogo...E para aqueles que diziam que as boas exibições internas tinham que ser comprovadas no exterior, aqui tiveram a resposta. Ele foi outro activo que se valorizou bastante, confirmando anseios internos, e que também será muito difícil de segurar. Com a actual conjuntura do futebol português temos que estar conscientes disto: há que vender para sobreviver, havendo sempre a esperança que os craques permaneçam. Mas os clubes são empresas e o futebol é um negócio. Agora vejamos que, mesmo assim temos ganho titulos, temos conseguido excelentes prestações internacionais, e ninguém nos vê como aquele "país pequeno, província de Espanha", olham-nos com respeito e desconfiança. A juntar a isto a nossa selecção é uma das melhores do mundo. Agora o que seria dos nossos clubes portugueses se fossem ricos? talvez estariamos piores, pois somos bons a gerir recursos escassos, ao invés somos péssimos quando nos pomos na posição de "novos ricos" (isto também porque somos "pobres"), mas também poderiamos ser os melhores da Europa em todo o sentido. Referência também para o Bruno Alves que aqui tanto o critiquei...está um senhor, talvez por jogar ao lado de um "rei".


No início da 2ªparte apareceu aquilo que com Mourinho aparecesse quase sempre:SORTE. Helton nunca tinha "enterrado" na nossa baliza. O ano passado quando entrou este em grande e este ano sempre esteve ao seu nível, tendo aliás conquistado a baliza do "escrete". Apesar de achar que é nos grande momentos que aparecem os grandes jogadores, incluindo os guarda-redes, ninguém o pode crucificar, foi uma infelicidade. Estou certo que terá inúmeros jogos internacionais para provar de que estou certo. Assumo que me lembrei bastante de Vitor Baía, pois este, nos grandes momentos nunca claudicou. Enfim, acontece, mas se não tivesse acontecido e naquele momento, estou certo que teríamos grandes hipoteses de seguir em frente. Aliás como disse o próprio Mourinho "qualquer uma das equipas podia ter seguido em frente". Depois daquela infelicidade a equipa fraquejou mental e fisicamente, o que é normal numa equipa jovem, e o Chelsea cresceu. Foi sorte, muita sorte para eles e muito azar para nós. Eu aí deixei de acreditar porque tinha noção do adversários que estávamos a defrontar, apesar de ter sempre aquela esperança naquele golinho que nos apuraria.O próprio treinador do Chelsea afirmou que "temi sempre o 2º golo do Porto", o que para o rei da arrogância é sempre de salutar.


O jogo terminou e tocou-me a tristeza dos nossos jogadores, que cada um à sua maneira estava a sofrer com este desaire "doce". Para um adepto de um clube, nada melhor sentir que os nossos dignificaram a camisola e que tudo fizeram pelo nosso clube. Mais, orgulharam o país, algo que já nos habituaram. Como disse o Prof Jesualdo "os adeptos têm que se orgulhar desta equipa", e Mourinho "eles têm de estar orgulhosos pelo que fizeram aqui". Eu como adepto e sócio pagante, estou orgulhoso e caso hoje não tivesse compromissos matinais inadiáveis teria decerto ido esperar a equipa, agradecendo o esforço de toda a comitiva, que nos fez sonhar.


Só é eliminado quem lá está, e nós saímos de cabeça bem levantada, no mesmo "avião" que o Inter de Milão, Lyon e Barça(faltam mais 4 de hoje)...Como esta atitude não tenho qualquer dúvida de que seremos campeões!


ps-Aquando das normais e típicas provocações de Mourinho, Quaresma foi ENORME mostrando o símbolo do nosso clube com grande personalidade. Está um jogador à Porto...sente-nos!

4 comentários:

Anónimo disse...

De facto, tudo se resumiu a uma questão de sorte.

Também já a tivemos no ano em que fomos campeões europeus - Manchester.

Enfim, não estou contente porque não somos os coitadinhos ou o parente pobre, mas não podemos deixar de ficar orgulhosos.

Abç
JCA

Anónimo disse...

ACREDITEI !

E só não conseguimos, porque o Chelsea - à boa maneira do Special One - foi mais feliz.

Basta referir os 2 lances capitais para a decisão da eliminatória:
A "Trivela" do Quaresma à Barra da Baliza do Chelsea, no 1º Jogo, e ontem, as circunstâncias como foi obtido o 1º Golo do Chelsea...

É lugar comum dizer-se que em Alta Competição, os erros pagam-se caros..., mas neste caso não foram só erros, foi muita falta de sorte.

Mas esses Ingleses e essa Europa tiveram oportunidade de, mais uma vez, constatarem a Raça e a Classe do nosso F.C.PORTO na Alta Roda do Futebol.

Jorge Carvalho

Anónimo disse...

Grande Coimbra, excelente post de um grande portista...talvez o maior que coheça.Continua...apesar de eu não querer vais ser campeão de certeza.Grande abraço

Roberto Pinto

Anónimo disse...

Numa eliminatória de 180 minutos, só estivemos em desvantagem e com a eliminatória perdida nos últimos 10 minutos.

E só fomos vencidos pela falta de sorte naqueles lances capitais, quer no Dragão, quer agora em Londres, e que decidiram a eliminatória a favor do Chelsea, que, como é reconhecido unanimemente, é SÓ uma das melhores e mais ricas Equipas do Mundo.

Em rodapé direi apenas que se pudéssemos ter contado com o nosso "Menino Prodígio" Anderson (a quem cirurgicamente partiram a perna há 4 meses), estou certo que éramos Nós que estariamos nos Quartos de Final da Liga dos Campeões, e muito dificilmente seriamos parados....

Tiago Manuel